Vice assume prefeitura, após operação
O vice-prefeito da cidade fluminense de Campos, Roberto Henriques, tomou posse após o prefeito, Alexandre Mocaiber, ter sido afastado do cargo por 180 dias, na tarde de terça-feira, informa o site G1. Ao assumir o cargo, Henriques anunciou novos secretários e nomeou outro procurador-geral para o município. Luciano Nóbrega ficará no lugar de Alex Pereira Campos, preso durante ontem a operação da Polícia Federal (PF).
O prefeito, o ex-procurador-geral e mais 13 pessoas são suspeitas de participar de um esquema de superfaturamento de obras, fraudes em licitações e formação de quadrilha. Segundo a PF, essas fraudes teriam provocado um rombo de R$ 240 milhões nos cofres públicos e teriam envolvido quase 20 mil trabalhadores terceirizados, que, sem saber, tiveram contratos de trabalho superfaturados.
Dentre os novos secretários anunciados pelo prefeito em exercício estão Licínio Corrêa da Silva, na Administração, no lugar de Carlos Morales, Maria Auxiliadora Freitas, na Educação, substituindo Elizabeth Landim, e o jornalista Avelino Ferreira, como presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), em lugar de Luciana Portinho.
Segundo ia assessoria de imprensa da PF, na operação, foram apreendidos sete veículos de luxo, R$ 100 mil em dinheiro e um avião. A ação foi resultado de um processo judicial que apurou irregularidades na contratação para realização de obras emergenciais no município. As investigações duraram mais de oito meses.