Vice-diretor da ADPF-SP participa da Conferência Nacional dos Cartórios

4 de maio de 2018 14:55

Atuação dos cartórios na prevenção à lavagem de dinheiro. Esse foi o tema do painel da Conferência Nacional dos Cartórios (Concart 2018), que contou com a colaboração do vice-diretor da regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal em São Paulo (ADPF-SP), Edson Garutti.

 

O vice-diretor avaliou que o evento foi uma grande oportunidade para que a PF e os titulares de cartórios pudessem estreitar a sua visão sobre a prevenção e o combate ao crime de lavagem de dinheiro.

 

 “A PF participou trazendo informações preciosas aos titulares para que pudessem entender melhor os detalhes desse tipo de crime: como os criminosos pensam e agem, como se dá a ocultação, a dissimulação da propriedade, a origem e a natureza dos bens e valores que estão sendo lavados”, explicou Edson Garutti.

 

Segundo ele, a partir desse debate, os titulares de cartórios terão mais possibilidades de identificar possíveis esquemas que estão sendo tentados por meio da atividade cartorária e, assim, realizar boas comunicações de operações suspeitas.

 

A palestra também contou com as explanações do coordenador geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), de Joaquim Cunha Neto, do deputado e ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio e do senador Álvaro Dias. E os ministros do STF, Luiz Fux e Marco Aurélio também participaram do evento, em outros painéis.

 

A Concart 2018 foi realizada pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), entre os dias 26 e 28 de abril, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.