Vice-presidente da ADPF ministra curso em Cabo Verde

12 de fevereiro de 2014 10:59

O vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Getúlio Bezerra, foi convidado para ministrar uma palestra durante o Seminário de formação sobre luta contra lavagem de capitais e financiamento do terrorismo, em Cabo Verde. O evento, que acontece nos dias 10 a 14 de fevereiro, terá como tema central as praticas operacionais na prevenção e combate a esse tipo de crime. O seminário é organizado pelo Ministério da Justiça de Cabo Verde, em parceria com a Organização das Nações Unidas, através do Escritório contra a Droga e Crime (ONUDC).

Seu público alvo é formado por juízes, procuradores, investigadores (Policia Judiciária, Polícia Nacional, Alfândegas, Banco Central de Cabo Verde) e entidades governamentais competentes envolvidos na investigação e repressão de crimes econômicos e financeiros.

O vice-presidente da ADPF vai abordar a repressão à lavagem de dinheiro no contexto do crime organizado. “Esse seminário é para se discutir formas de combater o crime organizado e o financiamento do terrorismo. Seu objetivo é consolidar uma doutrina de enfrentamento a partir dos confiscos de bens, que universalmente é a medida mais eficaz no combate a esse tipo de crime”, explicou Getúlio Bezerra, que vai abordar medidas para descapitalizar grupos criminosos durante sua palestra: “darei ênfase na visão capitalista da repressão, que consiste em retirar o dinheiro do crime legalmente para aplicá-lo contra ele mesmo. Assim, o enfrentamento se faz sem tirar recursos de outras áreas essenciais, como transportes, educação e saúde”, falou.