Votação do Prêmio Congresso em Foco vai até 9 de setembro

16 de agosto de 2013 10:32

O Prêmio Congresso em Foco 2013 entrou em sua decisiva fase. Até 9 de setembro os interessados apontarão, por meio do site, os melhores deputados federais e senadores do ano. Apoiado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a iniciativa pretende estimular a sociedade a acompanhar de perto o desempenho dos seus representantes e apontar quais são os melhores congressistas do país.

É importante que os associados da ADPF votem nos congressistas que apoiam, e trabalham pelas causas da classe, como forma de prestigiar a atuação desses parlamentares. A classificação final será conhecida somente na cerimônia de premiação, em 26 de setembro, em Brasília, no centro de eventos Unique Palace.

Na primeira fase de votação 166 jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional, vinculados a 45 diferentes veículos de comunicação, fizeram uma seleção inicial de 41 nomes.

Na segunda etapa a votação foi aberta para a população, que pode votar e acrescentar o nome de outros parlamentares na disputa. O prêmio tem duas categorias gerais, nas quais serão escolhidos os “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”. Os três deputados e três senadores mais votados receberão troféus. Quem ficar entre o quarto e o décimo lugar será premiado com placas. E haverá diplomas para todos os premiados.

Pelo regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2013, qualquer parlamentar que exerça ou tenha exercido o cargo de deputado ou senador na atual legislatura, mesmo que esteja licenciado, pode ser votado. No entanto, não podem ser votados aqueles que respondem a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), enfrentam investigações nos conselhos de ética da Câmara e do Senado ou são alvo de denúncias de grave violação aos direitos humanos (como acusações de racismo, exploração de trabalho escravo e homofobia).