“A Polícia Federal não está protegida na legislação”, diz presidente da ADPF

13 de abril de 2021 14:32

Em entrevista à rádio “Jovem Pan”, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Felix de Paiva, considerou que o Delegado Paulo Maiurino tem as condições necessárias para comandar a instituição e voltou a reforçar a necessidade de proteção da PF.

“O problema não são os nomes. A nossa maior preocupação é que a Polícia Federal não está protegida na legislação”, disse Paiva. Segundo ele, a troca de comando na instituição deveria ser feita a partir da definição de mandato para o cargo de diretor-geral, escolhido por lista, e com autonomia administrativa.

Para o presidente da ADPF, existe uma permanente preocupação sobre a necessidade de a Polícia Federal fazer um trabalho republicano, o qual, disse Paiva, estaria protegido se houvesse essas três condições mencionadas.

“É necessário protegê-la na Constituição Federal”, defende o presidente da ADPF. Ele citou projetos, parados no Congresso Nacional, que tratam desses pleitos, além das autonomias orçamentária e financeira.

O delegado também falou dos prejuízos com as reformas que foram aprovadas no Congresso e que estão em andamento, como a PEC 32 (reforma administrativa), com dispositivos que enfraquecem o serviço público, e especialmente a Polícia Federal.

“A Polícia Federal forte é um patrimônio da sociedade brasileira. Precisamos que ela fique blindada das alterações político-partidárias e que o elemento humano, que é o que faz a diferença na instituição, seja valorizado”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra