Conversa com Bial: delegados Paiva e Pontes falam de garantias constitucionais para a PF

18 de junho de 2021 09:09

Em entrevista ao programa da TV Globo “Conversa com Bial”, nesta quarta-feira (16), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, e o delegado federal Jorge Pontes falaram sobre as vulnerabilidades da PF, o enfraquecimento da instituição com a ausência de autonomia e a necessidade de garantias institucionais para trabalhar sem pressões do poder político e econômico.

O presidente da ADPF reforçou que a maneira mais apropriada para impedir intervenções administrativas é a implantação de mandato para diretor-geral, com escolha por lista, e autonomia orçamentária, financeira e administrativa. Ambas as propostas estão paradas no Congresso Nacional.

De acordo com o presidente da ADPF, a neutralidade político-partidária é uma doutrina na PF, o que também contribui para “blindar” a instituição de outras influências. Entretanto, segundo ele, o que pode impedir essas intervenções é a proteção da Polícia Federal por meio de uma legislação específica.

“Infelizmente, a PEC da reforma administrativa está vindo no sentido contrário, abrindo a possibilidade de o presidente da República da vez fazer alterações na PF, nas instituições de Estado, muito maiores do que é possível fazer hoje. Não queremos ser identificados como polícia política, nem deste governo nem de nenhum outro”, criticou o delegado.

Confira a entrevista na íntegra: