Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estadão – Manifestação sobre interrupção da emissão de passaportes

21 de novembro de 2022 09:19

Em relação à nota divulgada pela Polícia Federal na última sexta-feira (18/11), sobre a interrupção do serviço de emissão de passaportes, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, aponta os riscos do contingenciamento do orçamento destinado à Polícia Federal.

“É inaceitável que a Polícia Federal e a população que utiliza os serviços passem por essa situação constrangedora. No caso dos passaportes, estamos falando de R$ 74 milhões que são necessários para manutenção da emissão até o fim deste ano. Esse valor em nada se compara com os cerca de R$ 43 bilhões que a PF traz anualmente aos cofres públicos como resultado do seu trabalho. Um montante cinco vezes maior que o orçamento do órgão.

Além de afetar a emissão de passaportes, o contingenciamento orçamentário também reflete na rotina operacional da PF. Um exemplo é a falta de combustível para abastecer as viaturas em algumas unidades, provocando sérias consequências ao andamento das atividades de investigação da PF.

A ADPF vem reiteradamente alertando sobre a necessidade de valorização da Polícia Federal e dos policiais federais. Infelizmente, a previsão no orçamento de 2023 para PF é ainda menor, tanto para custeio quanto para investimento. A Associação continuará atuando para defender a PF e reforça que situações como essa não aconteceriam com a necessária autonomia financeira, funcional e administrativa do órgão.” – Luciano Leiro, presidente da ADPF.

Clique aqui para visualizar o PDF