Foto/ADPF

O Globo – PF cumpre mandados de busca contra suspeitos de envolvimento em tentativa de invasão da sede da corporação

29 de fevereiro de 2024 11:18

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento na tentativa de invasão da sede da corporação ocorrida em 12 de dezembro de 2022 – dia da diplomação do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Os alvos são suspeito dos crimes de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. As penas máximas somadas chegam a 34 anos de prisão. As ações estão sendo realizadas nos Estados de Rondônia, São Paulo e Distrito Federal.

No dia 12 de dezembro, um grupo de bolsonaristas tentou invadir a sede da Polícia Federal com o intuito de resgatar o cacique José Acácio Serere Xavante, que havia sido preso por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes naquela data. Na época, o indígena estava convocando “pessoas armadas” para impedir a diplomação de Lula, segundo o Supremo.

Nas cercanias do prédio da PF, no setor hoteleiro norte, os manifestantes incendiaram carros, ônibus e atacaram pedras na 5ª delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal. A Polícia Militar do Distrito Federal reagiu, atacando bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral contra a turba. Alguns vândalos chegaram a colocar botijões de gás nas ruas do centro de Brasília. Ninguém foi preso na ocasião.

Confira a matéria no site O Globo clicando aqui.