Posicionamento da ADPF sobre atuação de Delegados no STF repercute em veículos de todo o país
Manifestação da Associação ganhou espaço em grandes jornais, portais, televisão, rádio e veículos regionais após proposta de retirada de Delegados da Polícia Federal dos gabinetes de ministros do Supremo.
A posição da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal ganhou repercussão nacional após a proposta apresentada pelo ministro Gilmar Mendes ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, para impedir a atuação de Delegados da Polícia Federal nos gabinetes de ministros da Corte.
A ADPF se manifestou contra a medida e classificou a iniciativa como lamentável. Para a Associação, colocar a atuação dos Delegados no centro da discussão não enfrenta os problemas apontados no Supremo e desloca a atenção das questões que precisam ser examinadas em sua origem.
A manifestação chegou rapidamente a alguns dos veículos de maior circulação e influência do país.
Nas edições impressas, o tema apareceu em O Globo, na Folha de S.Paulo e no Correio Braziliense.
No ambiente digital, O Globo destacou a crítica da Associação à proposta, enquanto a CNN Brasil repercutiu a avaliação de que a medida tira o foco do problema.
A reação dos Delegados também ganhou espaço na Veja, na Gazeta do Povo, no InfoMoney, no Estado de Minas, no O Antagonista e na Revista Oeste.
A cobertura avançou ainda para televisão, rádio e veículos de diferentes regiões do país.
A posição da categoria circulou pelo país
O posicionamento da ADPF também foi repercutido pela Jovem Pan TV e pela Jovem Pan AM.
Entre os demais veículos que registraram a manifestação estão:
- Platô BR — A reação de delegados da PF ao pedido de Gilmar Mendes contra atuação no STF
- Folha de Pernambuco — Associação de delegados critica Gilmar e diz que PF não é responsável por problemas do STF
- Jornal da Cidade — Delegados da PF reagem contra Gilmar
- Minas Informa — Delegados da PF reagem a pedido de Gilmar Mendes para restringir atuação no STF
- Repórter Maceió — Associação defende Delegados após proposta sobre atuação no STF
- Brasil em Folhas — Associação de delegados critica proposta de Gilmar Mendes no STF
- Portal das Rádios — Delegados criticam Gilmar e dizem que PF não é responsável por crise no STF
- A Questão Central — Associação de delegados da PF acusa Gilmar Mendes de desviar atenção de problemas do STF
- Giro pela Bahia — Delegados da PF rebatem Gilmar Mendes e defendem atuação nos gabinetes
- Lauro Emancipada — Delegados criticam Gilmar e dizem que PF não é responsável por crise no STF
- Tribuna do Sertão — Associação de delegados critica Gilmar e diz que PF não é responsável por problemas do STF
Representação também acontece no debate público
A dimensão da cobertura mostra o alcance de um posicionamento institucional quando ele é apresentado de forma clara e no momento em que a categoria entra no centro da discussão.
A atuação da ADPF passa também por esse espaço: responder publicamente a medidas que envolvem os Delegados de Polícia Federal, apresentar a posição da categoria e fazer com que essa voz chegue aos veículos que pautam o debate nacional.
Quando prerrogativas, atuação profissional ou a imagem dos Delegados estão em discussão, silêncio também produz consequência.
A ADPF seguirá acompanhando o tema e se posicionando sempre que os interesses institucionais da categoria estiverem em pauta.
ADPF
50 Anos Defendendo Quem Defende o Brasil.
