Deflagrada a 2ª fase de operação que investiga prejuízo de quase R$ 100 mi aos Correios
Policiais federais dão cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (4), em São Paulo (SP), Praia Grande (SP), São Vicente (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As buscas são feitas em sedes dos Correios e residências de suspeitos de subfaturar valores do órgão e desviar para si, grandes clientes do seguimento de postagem de cartas comerciais. Estima-se que o prejuízo causado seja de R$ 94 milhões.
Trata-se da segunda fase da Operação Off II deflagrada, em junho de 2019, para desarticular o esquema. As duas fases da investigação contaram com a colaboração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).
Também foram expedidos mandados de afastamento de funcionários dos Correios de suas funções, e deferidas medidas cautelares diversas da prisão, que determinam aos investigados restrições ao direito de ir e vir. E o compromisso deles em comparecer a todos os atos do inquérito policial e de eventual processo criminal, sob pena de decretação de prisão.
Nos autos do inquérito policial em andamento os investigados foram indiciados, conforme a atuação de cada um, em crimes como corrupção passiva e ativa, estelionato, violação de sigilo funcional e formação de organização criminosa.
Com informações da Agência PF