Delegado da PF é eleito vice-presidente para as Américas da Interpol

26 de novembro de 2021 15:55

O delegado de Polícia Federal Valdecy de Urquiza e Silva Junior, foi eleito vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), para o mandato 2022/2024. A escolha se deu nesta quinta-feira (25), durante reunião da 89ª Assembleia Geral da instituição, em Istambul, Turquia. O evento conta com a presença de 172 delegações dos 195 países membros da organização.

A eleição é fruto de um trabalho coordenado entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Federal. Na Turquia, o grupo chefiado pelo diretor-geral da PF, delegado Paulo Maiurino, teve como integrantes diplomatas e policiais federais.

“A Polícia Federal estará bem posicionada, participando e influenciando em discussões estratégicas e relevantes à segurança global e ao efetivo combate aos crimes transnacionais”, disse Maiurino.

A escolha do delegado brasileiro reafirma o reconhecimento do país no enfrentamento do crime organizado transnacional. Urquiza foi chefe da Divisão de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal e do Escritório Nacional Central da Interpol, no Brasil. Também atuou junto a órgãos internacionais de polícia, como a Europol e a Ameripol, além da Secretaria Geral da Interpol, onde comandou, por quatro anos, a Diretoria de Proteção a Comunidades Vulneráveis.

Localizada na cidade de Lyon, na França, a Interpol é a maior organização policial do mundo, com representantes de 195 países. A organização entrou em funcionamento em 1956 e é responsável por facilitar o compartilhamento e o acesso a dados policiais e de inteligência.