Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em 2021, Polícia Federal emitiu mais de 1,1 milhão de passaportes

4 de janeiro de 2022 11:37

A Polícia Federal emitiu, em 2021, mais de 1,1 milhão de passaportes de diferentes nacionalidades, informa o site de Veja. O número é semelhante ao registrado em 2020, mas ainda distante dos cerca de 3 milhões de documentos emitidos em 2019.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, que teve seu auge, em 2020, no Brasil, a PF adotou medidas de segurança sanitária para facilitar o processo de emissão de passaporte de modo que o cidadão só compareça à instituição para solicitar e buscar o documento.

Em 10 de novembro de 2021, foi retomado o prazo de 90 dias para o cancelamento automático de passaportes que não foram retirados pelos seus titulares. Por causa da pandemia de covid-19, desde fevereiro do ano passado, a medida estava suspensa. Os passaportes não retirados serão cancelados, sem devolução das taxas pagas para a emissão, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União.

Quem estiver fora do prazo perde o valor pago e terá que dar entrada no processo do início para tirar o documento de novo. Atualmente a taxa para emissão de passaporte custa R$ 257,25.

Segundo a PF, além de dar vazão aos processos, a retomada do cancelamento automático do passaporte, também considera o aumento do número de imunizados no País, a retomada, de forma geral, das atividades pela sociedade; e a adoção de medidas de distanciamento, uso de equipamentos e prevenção nos postos de atendimento da Polícia Federal.

Clique aqui para saber como emitir passaporte.

Saiba mais sobre prazo de entrega e emissão de passaporte em caso de urgência.

Com informações de Veja e da Agência Brasil