Indiciado nos EUA por contrabando de estrangeiros é preso em SP pela Polícia Federal

31 de outubro de 2019 15:45

Uma cooperação internacional entre Brasil e Estados Unidos resultou na prisão de Saifullah Al-Mamun, 32, também conhecido como Saiful Al-Mamun. Ele foi preso em São Paulo e é considerado o maior contrabandista de migrantes do mundo tendo sido indiciado nos Estados Unidos, onde responde a oito ações de conspiração e contrabando de estrangeiros. Ele foi preso nesta quinta-feira (31) pela Polícia Federal durante as operações “Estação Brás” e “Bengal Tiger”, deflagradas simultaneamente em 20 países da América do Sul e América Central.

Sob a coordenação dos delegados federais Milton Fornazzari (“Estação Brás”) e Eduardo Maneta (“Bengal Tiger”), as operações internacionais também resultaram na detenção de mais sete contrabandistas estrangeiros: Saiful Islam, 32; Tamoor Khalid, 31; Nazrul Islam, 41; Mohammad Ifran Chaudhary, 39; Mohammad Nizam Uddin, 28, e Md Bulbul Hossain, 36.

Os suspeitos são acusados de fazer contrabando ilícito de centenas de migrantes do sul da Ásia e de outros lugares, para o Brasil, tendo como destino os Estados Unidos. Os inquéritos policiais iniciaram em maio de 2018, após cooperação policial internacional entre a Polícia Federal e a Agência norte-americana de imigração U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). Apurou-se que a organização criminosa teria movimentado ao menos US$ 10 milhões no Brasil entre 2014 e 2019.

As investigações apontaram que Al-Mamun teria alojado estrangeiros em São Paulo e providenciado a viagem deles através de uma rede de contrabandistas que operam no Brasil, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala e México para os Estados Unidos. Em troca do contrabando de migrantes para os Estados Unidos, Al-Mumun e mais dois teriam sido pagos no México, América Central, América do Sul, Bangladesh e outros lugares.

‘Estação Brás’ e ‘Bengal Tiger’

“Estação Brás” é uma referência ao bairro da cidade de São Paulo onde atuam os principais líderes da organização criminosa e onde são recebidos os migrantes ilegais antes de prosseguirem a degradante e clandestina rota de migração ilegal até os Estados Unidos.

“Bengal Tiger” é uma referência à origem bengalesa dos migrantes contrabandeados.

Com informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e Agência PF