Jatos da Embraer vão operar em missões da Polícia Federal

10 de dezembro de 2021 17:20

Um jato E175 com alcance de 4.074 km, velocidade máxima de Mach 0.82 (1004 Km/h) e que pode levar até 78 passageiros foi entregue, na quarta-feira (8), pela Embraer, à Polícia Federal. A aeronave já é considerada a maior do País atuando no âmbito da segurança pública e deve começar a operar em breve. Em 2022, a instituição deve receber outro avião de mesmo modelo.

Entre as autoridades presentes na solenidade de entrega, ocorrida no hangar da Coordenação de Aviação da Polícia Federal, em Brasília, esteve o presidente da ADPF, delegado federal Luciano Leiro.

Presidente da ADPF, delegado federal Luciano Leiro com o o chefe da Comunicação Social da PF e presidente do Conselho Fiscal da ADPF, delegado federal Alciomar Goersch

“Esses aviões representarão um grande avanço no que tange à logística da PF, à mobilização e deslocamento do seu efetivo e à agilidade com a qual conseguiremos atender aos nossos chamados”, afirmou o diretor-geral da PF, delegado Paulo Maiurino. Eles também poderão ser utilizados em apoio às demais forças de segurança pública.

Diretor-geral da PF, delegado federal Paulo Maiurino

A parceria entre Embraer e Polícia Federal tem mais de 15 anos, desde a entrada em operação dos dois jatos ERJ 145, a partir de 2006, ambos ainda em operação na Polícia Federal.

Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres, esta parceria demonstra o compromisso do governo com a segurança pública, com os investimentos nacionais e com a indústria. “Ganha o combate ao crime organizado e o combate à corrupção”, declarou.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres

O presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, explicou que as aeronaves são rápidas, eficazes e eficientes e irão garantir mais capacidade no transporte de cargas e de passageiros. “Vão aumentar o alcance de voo e ampliar o leque de missões da PF”, disse.

Concebida e desenvolvida no Brasil por mão de obra local, essa primeira aeronave passou por adequações em Portugal, uma vez que operou previamente no Reino Unido.

Aeronave permitirá maior capacidade de transporte e alcance para deslocamentos diretos a qualquer extremo do Brasil

Com informações da Agência PF

Fotos: Rayan Ribeiro/ADPF