Migração ilegal resulta em operação da PF

29 de agosto de 2019 14:57

A Polícia Federal de Minas Gerais deflagrou, nesta quinta-feira (29), uma ação para combater a promoção de migração ilegal de pessoas com destino aos Estados Unidos.

A ação, que é coordenada pelos delegados federais Cristiano Jomar Costa Campidelli e Igor Vecchi Oliveira Pacheco, recebeu o nome de Operação CAI CAI II, pois se trata de um esquema já conhecido, chamado Cai Cai.

De acordo com o que foi apurado, os investigados enviam, ilegalmente, pessoas das regiões mineiras do Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha para os EUA, utilizando de crianças e adolescentes para facilitar a entrada e permanência de maiores de idade no território norte americano. 

No âmbito da operação foram cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão em cidades mineiras, sendo um em Governador Valadares, três em Cuparaque e dois em Coronel Fabriciano; todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Govenador Valadares. Também apreenderam aparelhos celulares, mídias e documentos, que serão analisados para instrução da investigação.