Netflix conta a trajetória de mafioso que se escondeu no Brasil; delegado federal participou de prisão

18 de setembro de 2019 09:49

A história de Tommaso Buscetta, o mafioso italiano que se escondeu no Brasil, virou tema de um documentário no serviço de streaming Netflix. A prisão do criminoso contou com uma ajuda especial da Polícia Federal brasileira e a expertise do delegado federal, agora aposentado, Roberto Precioso Júnior, que também aparece no documentário.

Ele comenta a ação. “Se iniciou no Rio de Janeiro, sob condução do delegado de Polícia Federal Pedro Luiz Berwanger. Em razão da maioria dos alvos investigados se encontrarem em São Paulo, foi formada uma operação conjunta abrangendo duas superintendências”, conta o delegado.

Precioso esteve presente no momento da prisão do mafioso. “Minha participação na operação foi a de lavrar o Auto de Prisão em Flagrante e coordenar todas as prisões que se sucederam”, aponta. A história marcou a vida do delegado para sempre. “Participei de uma operação histórica para a Polícia Federal do Brasil, pois com seu efeito dominó, provocou a maior derrocada do crime organizado em todos os tempos”, enfatiza.

Cometendo roubos e assassinatos, Tommaso Buscetta foi um dos grandes nomes do Cosa Nostra e delatou seus companheiros de crime após ser preso. Assim, ficou conhecido como o maior delator da máfia italiana. Sua trajetória está sendo contada em novo documentário da Netflix, intitulado de “Tommaso Buscetta: O Nosso Mafioso”, que estreou no dia 10 de setembro.

Foto: reprodução