Operação Chandratal combate contrabando de migrantes no Amazonas
Policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, nesta segunda-feira (3), em Tabatinga (AM), pela Operação Chandratal que tem o objetivo de reprimir o contrabando de migrantes no estado do Amazonas.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal, após representação da PF. Segundo a investigação, a rota utilizada para a migração ilegal de cidadãos bengalis passa por São Paulo e depois por Tabatinga, último ponto em território nacional, de onde seguiriam com destino aos Estados Unidos.
O homem de 40 anos que foi preso preventivamente é nacional de Bangladesh e é apontando na investigação como “coiote”, coordenando o contrabando de pessoas na região de Tabatinga. Na residência dele foram localizados e apreendidos documentos de diversas pessoas estrangeiras.
Outro local onde foram feitas as buscas foi um hotel na cidade de Tabatinga, utilizado para hospedar os migrantes ilegais. No hotel, a PF resgatou nove cidadãos bengalis e constatou a retenção de passaportes pelo proprietário do estabelecimento, o qual é suspeito de participação no contrabando e foi preso em flagrante.
Com informações da Agência PF