Operação Conesul III desarticula organização criminosa que distribuía cocaína em cidades do RS

7 de novembro de 2019 12:28

Uma organização criminosa que distribuía cocaína em vários municípios do Rio Grande do Sul (RS), foi desarticulada pela Polícia Federal e Polícia Civil durante a Operação Conseul III. Conforme apurado pelos delegados federais Roger Soares Cardoso e Aletea Vega Marona Kunde, a droga era adquirida na fronteira Brasil/Paraguai e distribuída nas cidades de Camaquã, Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul e São Gabriel, entre outras.

A operação conjunta foi deflagrada na terça-feira (5) e contou com a participação de aproximadamente 50 policiais federais e civis. Foram cumpridos seis mandados de busca no município de Camaquã. A Justiça Federal também autorizou o sequestro de imóveis, bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos.

Em torno de 17,9 quilos de cocaína já haviam sido apreendidos no município de Osório (RS), em julho de 2018, dois meses depois que foram iniciadas as investigações pela Polícia Civil. E em novembro do mesmo ano, mais 6,4 quilos da droga foram apreendidos na cidade de Guaíra (PR).

As apreensões resultaram na prisão em flagrante de duas pessoas, entre elas, o líder do grupo que está na Penitenciária Modulada de Uruguaiana e responderá pelos crimes investigados na Operação Conesul III. Em abril de 2019, a Justiça Estadual declinou do caso por se tratar de tráfico internacional de drogas, e a investigação passou para a Polícia Federal.

Com informações da Agência PF