Operação Cronocinese combate fraude no sistema previdenciário em SP

23 de setembro de 2019 14:53

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), uma operação contra fraudes no sistema previdenciário em São Paulo, cujo o prejuízo é de R$ 55 milhões. A ação foi coordenada pelo delegado federal Guilherme de Castro Almeida e batizada de Cronocinese.

Os esquemas possibilitaram que pessoas que não tinham tempo de contribuição suficiente recebessem a aposentadoria sem ter direito, depois de informarem vínculos de trabalho inexistentes. As investigações apontam que advogados, contadores e servidores do INSS têm participação nos crimes.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios dos envolvidos e em quatro agências do INSS, local de trabalho dos servidores investigados, na capital paulista, em Guarulhos e Diadema.

Todos os benefícios suspeitos serão revisados administrativamente pelo INSS e poderão ter seus pagamentos suspensos. Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de organização criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas de informação. As penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.