Operação da PF desmonta garimpo ilegal e expulsa invasores de terras indígenas na Amazônia
A Polícia Federal realizou uma megaoperação, batizada de Caribe Amazônico, contra o garimpo ilegal na Amazônia. Além de desmatar uma extensa área de terras indígenas, a atuação criminosa dos garimpeiros também resultou na contaminação da água em Alter do Chão, no Pará – considerado o Caribe Amazônico.
Os invasores montaram uma superestrutura que contava com máquinas poderosas capazes de provocar a destruição em ritmo acelerado. A ousadia foi tamanha que até um supermercado foi construído dentro da área de proteção, para atender aos criminosos.
Para minimizar os riscos e os custos da operação, a Polícia Federal destruiu todo o maquinário usado pelos invasores, no próprio local. A operação foi realizada em conjunto com o Ibama, as Forças Armadas, a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal.
Segundo informou ao programa Fantástico, da TV Globo, delegado de Polícia Federal, Caio Porto Ferreira, chefe da Divisão de Apoio e Supervisão de Operações, da PF, sem a base que foi destruída os invasores não conseguem continuar com suas atividades ilegais na capacidade que vinham operando e causando danos ambientais.
Com informações do Fantástico