Foto: Reprodução/Fantástico/TV Globo

Operação da PF desmonta garimpo ilegal e expulsa invasores de terras indígenas na Amazônia

23 de fevereiro de 2022 11:25

A Polícia Federal realizou uma megaoperação, batizada de Caribe Amazônico, contra o garimpo ilegal na Amazônia. Além de desmatar uma extensa área de terras indígenas, a atuação criminosa dos garimpeiros também resultou na contaminação da água em Alter do Chão, no Pará – considerado o Caribe Amazônico.

Os invasores montaram uma superestrutura que contava com máquinas poderosas capazes de provocar a destruição em ritmo acelerado. A ousadia foi tamanha que até um supermercado foi construído dentro da área de proteção, para atender aos criminosos.

Para minimizar os riscos e os custos da operação, a Polícia Federal destruiu todo o maquinário usado pelos invasores, no próprio local. A operação foi realizada em conjunto com o Ibama, as Forças Armadas, a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal.

Delegado Caio Porto Ferreira, chefe da Divisão de Apoio e Supervisão de Operações/PF

Segundo informou ao programa Fantástico, da TV Globo, delegado de Polícia Federal, Caio Porto Ferreira, chefe da Divisão de Apoio e Supervisão de Operações, da PF, sem a base que foi destruída os invasores não conseguem continuar com suas atividades ilegais na capacidade que vinham operando e causando danos ambientais.

Com informações do Fantástico