Operação Delivery apura desvio de recursos públicos da educação no Piauí

12 de maio de 2020 12:10

A Polícia Federal prendeu cinco pessoas, nesta terça-feira (12), suspeitas de corrupção, peculato e fraudes licitatórias, no município de União (PI), com prejuízo de R$ 500 mil aos cofres públicos. Entre elas, havia empresários, agentes públicos municipais e um vereador.

As prisões ocorreram no âmbito da Operação Delivery, deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), para investigar o desvio de recursos públicos da educação destinados ao referido município.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina (PI), União (PI) e Fortaleza (CE) e, cinco mandados de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Teresina. Participaram da ação, 45 policiais federais e auditores da CGU.

Superfaturamento

A investigação começou quando dois funcionários da Prefeitura de União foram flagrados com R$ 379 mil em espécie, no dia 1º de maio de 2020. Eles estavam em um veículo alugado pela prefeitura quando foram abordados por policiais militares e, não esclareceram a origem do dinheiro.

Segundo o inquérito, a Secretaria de Educação de União teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do Fundeb, para a contratação de empresas fictícias, com sede em Fortaleza (CE). Estas empresas seriam as responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Com informações da Agência PF