Operação Haraquiri investiga extração ilegal de minérios em área indígena de Roraima

29 de janeiro de 2021 11:54

Policiais Federais cumprem dez mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), Alto Alegre e Campo Grande (MS) com o objetivo de investigar e interromper atividades relacionadas ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A operação foi denominada Haraquiri.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima após representação da autoridade policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal. Os alvos das buscas são pilotos e suspeitos de explorarem diretamente o garimpo na região e outros crimes correlatos, como o armazenamento irregular de combustíveis.

O inquérito indicou a presença de ao menos 20 pistas de pouso ilegais no interior da Terra Indígena Yanomami. Foi verificado que a expansão da atividade ilegal causaria a degradação ambiental de quase 6.000 hectares entre os anos de 2018 e 2020.

Há indícios de que o transporte e a permanência de garimpeiros na região estariam relacionados com a possibilidade de infecção e morte de milhares de Yanomami em razão do coronavírus. Estima-se que haja cerca de 20 mil garimpeiros atuando no local.

Com informações e foto da Agência PF