Operação investiga fraude em indenizações por tragédia de Mariana

26 de fevereiro de 2019 11:51

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (26) uma operação para combater fraudes em indenizações pela tragédia de Mariana (MG). De acordo com as investigações, os envolvidos obtiveram licenças falsas de pescador para conseguir compensação financeira por prejuízos causados ao Rio Doce pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015. A força-tarefa é coordenada pela delegada federal Aline Pedrini Cuzzuol.

Na época da tragédia, 1,4 mil pescadores tiveram a atividade suspensa nos municípios do Espírito Santo atingidos pelo desastre. Para compensar os prejuízos, foram pagas compensações financeiras a esses profissionais.

As investigações apontaram que cerca de 100 pessoas receberam indenizações da Fundação Renova, criada para fazer os pagamentos, a partir das licenças falsas. Até o momento, foi calculado o recebimento de R$ 7 milhões. Os suspeitos serão investigados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção passiva.

Estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão na colônia de pescadores em Baixo Guandu, Vitória, onde está a sede do Escritório Federal de Aquicultura e Pesca; e em Vila Velha, no escritório de advocacia de suspeitos de intermediar a fraude. Também são cumpridos mandados na Serra (ES) e em Brasília (DF).

Foto: Fabio Linhares/ TV Gazeta