PF cumpre mandados expedidos pelo STJ em investigação de desvios de recursos da saúde

28 de agosto de 2020 10:34

Aproximadamente 380 policiais federais dão cumprimento, nesta sexta-feira (28), a seis mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária e 82 mandados de busca e apreensão, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Piauí, além do Distrito Federal.

Também existem ações de cooperação policial internacional com medidas sendo cumpridas no Uruguai e foram determinadas, pela Justiça, outras medidas diversas da prisão, tais como suspensão do exercício de função pública, proibição de contatos e de acesso a determinados locais.

As ações ocorrem no âmbito da Operação Tris In Idem deflagrada com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada ao desvio de recursos públicos, especialmente em contratos firmados para gestão de saúde e para o combate à Covid-19. Foram identificados atos de lavagem de dinheiro por parte da organização.

O trabalho conta com o apoio da Receita Federal e decorre da Operação Placebo, deflagrada no mês de maio deste ano a partir de elementos colhidos na Operação Favorito, deflagrada pela PF, no mesmo mês, voltada para apurar atos de corrupção na prestação de serviços de implantação de leitos em Hospitais de Campanha e no fornecimento de ventiladores pulmonares e medicamentos.

Com o prosseguimento das investigações, novos elementos de prova foram obtidos, e fundamentaram a representação por novas medidas cautelares junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com informações da Agência PF