PF deflagra 5ª fase da Operação Xeque-Mate

8 de outubro de 2019 11:27

A Polícia Federal deflagrou 5ª fase da  Operação Xeque-Mate, nesta terça-feira (8), para cumprir mandados de  busca e apreensão, na Paraíba. Com coordenação do delegado federal Fabiano Emidio, a força-tarefa tem o objetivo de coibir a prática de crimes e desvios de recursos públicos destinados à aquisição de medicamentos pela Prefeitura de Cabedelo/PB.

A operação contou com a participação de 50 policiais federais. As buscas foram realizadas nas residências dos investigados e nas empresas contratadas pela Prefeitura de Cabedelo. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de formação de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraude licitatória. Somadas, as penas poderão chegar a mais de 30 anos de reclusão.

A operação

A primeira fase da Xeque-Mate foi deflagrada em abril de 2018, para desarticular um esquema de corrupção na administração pública do município de Cabedelo, localizado na região da Grande João Pessoa. Sendo uma das maiores operações da Paraíba, a operação modificou, rapidamente, a administração da cidade.