PF desarticula esquema de fraudes que causaram prejuízo superior a R$ 2 mi ao INSS

4 de fevereiro de 2021 10:20

Um esquema de fraude supostamente protagonizado pelo chefe da Agência da Previdência Social, em Sapeaçu (BA), causou prejuízo aos cofres púbicos superior a R$ 2 milhões, relativos a 132 benefícios. Esse é o valor estimado até o momento com a concessão ilegal de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade, podendo-se elevar no curso das investigações.

Para desarticular o esquema, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação Palha Grande, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

As investigações apontam o envolvimento de dois grupos de intermediários que, em retribuição às fraudes, repassavam valores ao servidor público. Um desses grupos seria ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus (BA).

O chefe da Agência da Previdência Social teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal. Além desse mandado de prisão, estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, em endereços ligados aos grupos criminosos investigados: seis em Santo Antônio de Jesus e quatro em Sapeaçu.

A Justiça Federal decretou ainda o afastamento do servidor do INSS de suas funções públicas e proibição de acesso dos investigados a qualquer agência do INSS.

Com informações da Agência PF