Foto: Divulgação/Polícia Federal

PF desmonta quadrilha que adulterava veículos roubados do Exército

25 de fevereiro de 2022 10:50

A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou, em 24/2, a Operação Fiat Lux, para coibir crimes contra o sistema veicular brasileiro. Mais de 10 mil adulterações criminosas em veículos foram identificadas, até agora, 3,3 mil em veículos do Exército Brasileiro.

Foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão, simultaneamente, em 11 Estados: São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraíba, Ceará, Paraná, Pernambuco e Maranhão.

A Justiça, a pedido da Polícia Federal, determinou o afastamento das funções de 95 servidores do Detran: 85 de São Paulo, sete de Tocantins e três de Minas Gerais. Cerca de 20 despachantes também foram afastados e proibidos de trabalhar, em São Paulo.

O inquérito policial, instaurado no fim de 2020, teve origem após ter sido detectada a clonagem de veículos do Exército. Os números dos chassis eram utilizados ilegalmente, com objetivo de obter documentos legítimos, de forma a tentar legalizar veículos oriundos de roubo ou furto.

A investigação apontou que as clonagens dos chassis do Exército só foram possíveis porque contaram com a participação de servidores do Detran e de despachantes.

Com informações da Agência PF