PF faz operação contra quadrilha de imigração ilegal para os EUA
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (4), a operação Cristo Rey, que investiga uma organização criminosa que envia brasileiros de forma ilegal para os Estados Unidos. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Espírito Santo e em Minas Gerais.
O grupo contaria com uma agência de viagens, localizada em Barra de São Francisco (ES), além de “coiotes” (atravessadores). Os contratos possuiam símbolos da Polícia Federal. Os imigrantes tentavam ingressar em solo norte americano pela fronteira do México. Pelos serviços ilegais eram cobrados US$ 25 mil, cerca de R$ 132 mil.
As investigações começaram no ano passado e chamaram atenção devido a estrutura que contava, inclusive, com a participação de advogados americanos que davam suporte aos migrantes possivelmente detidos.
A Polícia Federal alerta que as regras migratórias americanas não foram flexibilizadas. “A travessia ilegal pela fronteira mexicana, além de cara, é perigosa e traz riscos inúmeros às pessoas”, afirma a PF.
Com informações da Agência PF