PF investiga desvio de recursos da saúde para financiamento de campanha na Paraíba

17 de dezembro de 2019 14:32

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Calvário – Juízo Final para combater o desvio de R$ 134,2 milhões destinados aos serviços de saúde no estado da Paraíba. Desse montante, mais de R$ 120 milhões teriam sido destinados a agentes políticos e às campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.

Além do financiamento de campanhas eleitorais, a investigação apura fraudes em procedimentos licitatórios e em concurso público, corrupção e superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos.

Cerca de 350 policiais federais, além de procuradores da República e auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) dão cumprimento a 54 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão preventiva, nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiânia e Paraná.

A operação é realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado da Paraíba, Ministério Público Federal e CGU.

Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção passiva e ativa.

Com informações da Agência PF