PF investiga fraude na emissão de laudos para aquisição de arma de fogo, em SP

24 de janeiro de 2020 16:05

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (24) a maior operação já realizada no estado de São Paulo para fiscalizar instrutores de armamento e tiro. As investigações iniciaram em fevereiro de 2019 e foram constatados fortes indícios de falsidade ideológica na emissão de laudos e formação de quadrilha. Denominada Inspeção Inicial, a operação mirou 130 clubes de tiro em 72 cidades paulistas. Participam da ação 110 policiais federais.

As suspeitas começaram após análise de dados inseridos no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e laudos apresentados nos pedidos de registro de arma de fogo. Segundo o que foi apurado, para obtenção dos laudos, o interessado em adquirir ou portar arma de fogo pagava valores fora dos usuais praticados no setor.

A operação visa a garantir que o serviço prestado por profissionais credenciados esteja em plena conformidade com as normas vigentes, bem como identificar eventuais desvios e/ou fraudes na emissão de laudos de capacidade técnica para fins de aquisição de arma de fogo.

Com informações da Agência PF