PF investiga fraude no Fies por meio da Operação Vagatomia

4 de setembro de 2019 14:17

A Polícia Federal prendeu 21 pessoas (outras três estão foragidas) durante a Operação Vagatomia, coordenada pelo delegado federal Cristiano de Pádua, nesta terça-feira (3). A força-tarefa investiga um grande esquema de fraudes na concessão do Financiamento Estudantil (Fies) e na comercialização de vagas e transferências de alunos do exterior, principalmente do Paraguai e da Bolívia, para o curso de medicina em Fernandópolis, no interior de São Paulo.

Também foram apreendidos valores em reais, dólares e euros, celulares, laptops, mídias de armazenagem de dados e documentos. Bolsas do Prouni e fraudes relacionadas a cursos de complementação do exame Revalida também estão sob investigação da polícia.

De acordo com a PF, durante a operação, alguns investigados tentaram fugir no momento das prisões e outros jogaram celulares de prédios, antes da entrada dos policiais. Os celulares foram recuperados e os foragidos foram localizados e presos.

A ação contou com 250 policiais federais para cumprir mandados nas cidades de Fernandópolis, São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Santos (SP), Presidente Prudente (SP), São Bernardo do Campo (SP), Porto Feliz (SP), Meridiano (SP), Murutinga do Sul (SP), São João das Duas Pontes (SP) e Água Boa (MT).

Os crimes apontados são de organização criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato majorado, cujas penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão.