PF prende oito pessoas durante Operação Casa Abandonada
Oito pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a Operação Casa Abandonada, no estado de Alagoas. Coordenada pelo delegado federal Everton de Oliveira Manso, a ação investiga o desvio de mais de R$ 5 milhões de recursos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), destinados à prefeitura de São José da Tapera, no sertão alagoano.
Durante as apurações, constatou-se que os contratos administrativos de licitações foram executados sem disponibilidade financeira, pela Prefeitura São José da Tapera e, em seguida, os pagamentos eram realizados sem a respectiva documentação comprobatória da execução e ou do recebimento.
Também foram determinados 18 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestros de imóveis, veículos, crédito em bancos, além de 150 cabeças de gado, expedidos pela Justiça Federal de Alagoas. A polícia deve analisar os materiais apreendidos para apurar se outros processos contratados também apresentam irregularidades e se há outras pessoas envolvidas no esquema. Os detidos permanecem à disposição da Justiça.