PF resolve mistério das manchas de óleo em praias do Nordeste

1 de novembro de 2019 16:14

Chegou ao fim, pelas mãos da Polícia Federal, o mistério do derramamento de óleo na costa do Nordeste brasileiro. A PF, por meio da Operação Mácula, descobriu que o navio mercante Bouboulina, de bandeira grega e propriedade da empresa Delta Tankers, é o responsável pelo petróleo vazado em quase 300 municípios litorâneos da região, conforme apurado pelo delegado federal Agostinho Cascardo, que preside o inquérito.

A partir do resultado das investigações, a Justiça Federal, no Rio Grande do Norte, determinou a busca e apreensão na Lachmann Agência Marítima, agente da Delta Tankers no Brasil, assim como na Witt O Brien’s. Ambas as firmas ficam no Rio de Janeiro.

Os investigadores localizaram a mancha inicial de petróleo cru em águas internacionais, cerca de 700 quilômetros de distância da costa. A suspeita é de que o derramamento de óleo tenha ocorrido entre 28 e 29 de julho. Com isso, foi identificado o único navio petroleiro que navegou pelo local, de bandeira grega.

A embarcação atracou na Venezuela, em 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico. Por fim, aportou apenas na África do Sul. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.