Foto: Rayan Ribeiro/ADPF

Polícia Federal inaugura novo edifício-sede, em Brasília

25 de março de 2022 16:53

Depois de 43 anos sediada no histórico edifício conhecido como “Máscara Negra”, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, a Polícia Federal passou a ocupar, nesta sexta-feira (25), uma nova sede, no Setor Comercial Norte. As instalações irão facilitar o funcionamento orgânico e administrativo da instituição, uma vez que todas as unidades centrais que estavam foram do antigo prédio, agora estão agrupadas em um só lugar.

A cerimônia de inauguração ocorreu no auditório do novo prédio e contou com a presença de diversas autoridades dos três Poderes da República, além de representantes de entidades de classe, entre os quais, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro. Também estiveram presentes alunos da Academia Nacional de Polícia (ANP), aprovados do último concurso da PF, de 2021.

“É uma grande conquista, condizente com o tamanho e importância da Polícia Federal. O maior patrimônio, contudo, continua sendo os policiais federais”, disse Luciano Leiro. O presidente da ADPF esteve com membros da Comissão de Aprovados do último concurso do órgão. “A valorização da PF passa pelo preenchimento imediato das vagas existentes na instituição”, afirmou.

Presente à cerimônia, o delegado federal Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública, falou da atuação da pasta para garantir melhores condições de trabalho aos policiais federais.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres

“Temos buscado a merecida reestruturação das carreiras policiais. Sabemos do momento difícil que o governo, o País e o mundo passam. Não podemos deixar, em momento algum, de tratar sobre isso, mas pelo menos a nossa parte nós fizemos, as coisas estão andando e agora vamos tentar encaixar isso de alguma forma para ver se a gente consegue viabilizar ainda esse ano”, informou o ministro.

Para o diretor-geral da PF, delegado Márcio Nunes de Oliveira, uma nova sede moderna, com equipamentos de última geração, “de pouco serviria se não tivesse um corpo funcional qualificado, preparado e comprometido com a instituição, com a sociedade e com o País”.

Diretor-geral da PF, delegado federal Márcio Nunes de Oliveira

Segundo ele, a busca por modernização de instalações de modelos e de métodos e qualificação dos servidores tem permeado todas as gestões da Polícia Federal. “Nossos sistemas são desenvolvidos de acordo com as mais avançadas técnicas disponíveis possibilitando a modernização de nosso parque tecnológico e permitindo que os servidores trabalhem com agilidade, praticidade e produtividade”, afirmou.

Descerramento da placa de inauguração ocorreu no palco do dispositivo composto por autoridades

Novas instalações

O novo edifício-sede possui aproximadamente 18,5 mil metros quadrados de área privativa distribuídos em 39 andares das torres B, C e D. E dispõe de 810 vagas privativas de garagem para a Polícia Federal; bicicletário; academia com equipamentos de última geração e vestiário masculino e feminino exclusivos para servidores; centro de convenções para eventos e moderno auditório compartilhado para 254 lugares com sistema de som e iluminação.

O novo complexo também dispõe de sistemas inteligentes de controle de incêndio e de acesso de pessoas e veículos e, iluminação 100% LED. Os elevadores são modernos com programação otimizada que regeneram energia.

Com o conceito de sustentabilidade, há reutilização de águas pluviais com redução de 25% do consumo de água.
A administração predial conta com vigilância, recepção, brigadista, limpeza, conservação e manutenção que irão gerar economia na estrutura de transporte e na quantidade de terceirizados.

Fotos: Rayan Ribeiro/ADPF