Polícia flagra trabalho escravo e exploração ilegal de minério em zona rural do Pará

28 de julho de 2021 10:13

Há pelo menos dois anos e meio diversas áreas da União estavam sendo exploradas ilegalmente por garimpeiros numa zona rural do município de Ourilândia do Norte (PA). A prática estaria causando desmatamento, poluição de rios, danos à fauna e à flora do local e risco à saúde humana em razão do uso indiscriminado de mercúrio. Também foi constatado que o referido município teve o sistema de abastecimento de água comprometido devido à poluição do Rio Águas Claras.

As atividades motivaram a deflagração da Operação 1200, nesta quarta-feira (28), pela Polícia Federal para combater crimes ambientais, extração ilegal de minérios e trabalho escravo na região. Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão. A ação conta com a participação do Ministério Público do Trabalho e Procuradoria da República.

Até o momento foram fechados seis garimpos de ouro clandestinos e duas pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidos motores de sucção, nove escavadeiras hidráulicas, diversos apetrechos de garimpo, mercúrio, uma pequena quantidade de ouro, armas, munições e documentos contendo dados sobre a contabilidade das atividades. Diversos trabalhadores foram encontrados em condição degradante de trabalho.

A operação continua ao longo do dia.

Com informações e foto da Agência PF