ADPF convoca associados para mobilização nacional contra a PEC 32

19 de março de 2021 17:54

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) convoca seus associados para a mobilização nacional contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), que acontecerá na segunda-feira (22), promovida pela União dos Policiais do Brasil (UPB). A manifestação terá uma hora de duração, de 15h às 16h, simultaneamente em todos os estados em frente a cada uma das unidades de trabalho. No caso dos delegados de Polícia Federal, a mobilização será em frente às unidades da PF.

Em nota da UPB, subscrita por mais de 20 entidades representativas de carreiras de segurança pública – entre elas a ADPF –, a União dos Policiais do Brasil afirma que o objetivo do ato público “é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os inúmeros retrocessos que a categoria vem sofrendo com seguidas propostas do governo federal contra os servidores públicos”.

Entre esses retrocessos, o documento cita a perda de direitos e prerrogativas que começaram com a Reforma da Previdência, passando pela Lei Complementar 173 e, mais recentemente, com a PEC 186. “Agora, se avizinha mais uma proposta cheia de riscos para o serviço público: a Reforma Administrativa”, diz a nota.

Para a UPB, se implementadas, as medidas da PEC 32 implicarão em risco para a independência da atuação dos profissionais de segurança pública, assim como das instituições como órgão de estado e não de governo.

Mobilização

Este é o segundo ato público em defesa da segurança pública de uma sequência de manifestações da UPB que tem a participação da ADPF. O primeiro foi uma carreata ocorrida, nesta quarta-feira (17), em Brasília. Em paralelo a esses protestos, a ADPF também fará a mobilização de delegados de Polícia Federal contra esse tratamento desrespeitoso para com o elemento humano da PF.

Confira a nota da UPB na íntegra