Reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)

ADPF permanece mobilizada em prol da valorização das carreiras da PF

7 de abril de 2022 15:05

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) segue se movimentando junto ao Executivo e no Congresso Nacional em prol da valorização das carreiras da PF.

No dia 8 de março, o vice-presidente da ADPF, delegado Allan Dias, e a diretora regional da ADPF-SP, delegada Tania Prado, estiveram com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na agenda, a campanha de valorização da Polícia Federal. Também presentes ao encontro, representantes das entidades das polícias da União.

No dia 4 de fevereiro, o presidente da ADPF, Luciano Leiro, participou de agenda institucional com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e demais representantes das forças policiais da União, na residência oficial do Senado. Também na pauta, a valorização das carreiras policiais. Os representantes avaliaram a reunião como muito produtiva.

Reunião institucional com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na residência oficial do Senado Federal

No dia 6 de abril, o presidente da ADPF, Luciano Leiro, participou de intensa e positiva agenda parlamentar com lideranças da base do governo na Câmara dos Deputados. Na pauta a reestruturação e valorização dos policiais federais e demais forças de segurança da União.

Na oportunidade, foi ressaltado de modo contundente a necessidade de cumprimento do compromisso assumido pelo Presidente da República e lembrado que a segurança pública é bandeira do governo federal.

“Reforçamos que o envio da Medida Provisória ao Congresso Nacional é urgente e que policiais desvalorizados correspondem a uma sociedade desvalorizada. Todos os parlamentares foram enfáticos no apoio ao nosso pleito e se comprometeram em dar os encaminhamentos ao governo”, afirmou Luciano Leiro.

Os deputados com os quais o presidente da ADPF esteve, juntamente com o delegado Diógenes Perez de Souza, 2° vice-diretor regional da ADPF-SP, foram: Vinícius Carvalho (SP), líder do Republicanos; Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos; Capitão Augusto (PL -SP), coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública; Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Sebastião Oliveira (PE), líder do Avante, na Câmara.

Além de Brasília, a mobilização é intensificada nos estados. Em São Paulo, a Diretoria Regional da ADPF reuniu com Keynes Teixeira, secretário parlamentar do deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), no dia 31 de março.

Agenda com Keynes Teixeira, secretário parlamentar do deputado federal Capitão Derrite (PL-SP)

Também, em São Paulo, entre os dias 6 e 7 de abril, ocorreu uma reunião com o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) para tratar dos projetos de valorização da Polícia Federal. Além da diretoria regional, delegada Tania Prado, participaram os delegados Fernanda Golin e Thiago Selling.

Houve agenda com a deputada Sâmia Bonfim (SP), líder do PSOL, na Câmara. Participaram os delegados Fabrício Alonso, Fernanda Golin, Tania Prado e Thiago Selling. Também esteve presente a assessora da parlamentar, Clarice Bonfim.

No Rio de Janeiro, ADPF-RJ e o SINDPF-RJ estiveram reunidos, no dia 25 de março, com o deputado federal Gurgel (União-RJ). Na pauta, a defesa da segurança pública e dos projetos legislativos de interesse da Polícia Federal.

O delegado Marcos Costa, diretor regional da ADPF-AP, esteve com o senador David Alcolumbre (DEM-AP), nesta terça-feira (22/03). Na pauta, a valorização das carreiras policiais. O parlamentar se comprometeu em apoiar os pleitos da categoria, no Senado.

O vice-diretor regional da ADPF-RJ, Antônio Ordacgy Jr, e o tesoureiro regional, Dario Dias da Cruz Jr, estiveram, no dia 14 de março, com o deputado federal Leonardo Picciani (MDB-RJ) e cel PM Marcelo Maffei, coordenador Institucional de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram tratados diversos assuntos de interesse das carreiras da Polícia Federal.

Também, no dia 14 de março, o vice-presidente da ADPF-SC, delegado Nelson Luiz Confortin Napp, acompanhado do delegado Israel Minone Castilho, esteve com o deputado federal Fabio Schiochet (PSL-SC).

No dia 10 de março, a diretoria regional da ADPF-PE e representantes da Superintendência Regional da PF/PE reuniram-se com o deputado federal Sebastião Oliveira (Avante-PE) e com o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE). Os parlamentares se mostraram receptivos às demandas dos policiais.

À direita, reunião com o deputado Sebastião Oliveira (Avante-PE); à esquerda, com o deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE)

No dia 7 de maço, a ADPF-SP teve agenda com o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. No dia seguinte, 8 de março, em Brasília, a diretora regional da ADPF-SP e presidente da Fenadepol, delegada Tania Prado, esteve com o senador Humberto Costa (PT-PE), para falar sobre a campanha de valorização da Polícia Federal. Também esteve presente no encontro o delegado Adilson Bezerra.

No dia 4 de março, houve reunião da ADPF-PE e Superintendência Regional da PF/PE com o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE). O parlamentar se mostrou surpreso com as situações apresentadas (sobreaviso não remunerado, diárias defasadas, valor das chefias, entre outras) e se comprometeu a ajudar em vários pleitos da categoria.

Reunião com o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE)

Em 21 de fevereiro, a ADPF-PE e a Superintendência Regional da PF/PE, tiveram reunião com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE); e no dia 22 de fevereiro, com o deputado federal André de Paula (PSD-PE). parlamentares demonstraram apoio e interesse em conhecer o projeto de valorização das carreiras policiais.

Já no dia 23 de fevereiro, houve reunião virtual na ADPF-SP com o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP).

No dia 21 de fevereiro, os delegado Wal Goulart, diretor regional da ADPF-BA; Marcio Cunha, vice-diretor; e Tiago Sena, tiveram reunião com o deputado federal Elmar Nascimento, líder da bancada do União Brasil, na Câmara dos Deputados.

No dia 15/02, a diretora regional da ADPF-PE, Kilma Caminha, teve reunião com o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) sobre as pautas em defesa da categoria.

Também participaram os delegados Antônio de Pádua e Alan Cordeiro, assim como o superintendente regional da PF/PE Daniel Grangeiro e o delegado regional executivo da PF/PE, Bernardo Torres.

A ADPF-PE teve, ainda, reunião com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), em 16/02; com deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), em 18/02; com deputado federal Pastor Eurico (Patriota-PE), também, em 18/02, e com o deputado federal Fernando Rodolfo (PL-PE), em 21/02.

Em todas as reuniões, houve a participação de representantes da Superintendência Regional da Polícia Federal de Pernambuco.

Na Bahia, o diretor regional Wal Goulart, juntamente com o vice-diretor Marcio Cunha e o delegado federal Tiago Sena, reuniram-se com seis deputados federais baianos, do PT, no dia 14 de fevereiro. Na reunião, os delegados apresentarem as demandas da categoria aos deputados Jorge Solla, Valmir Assunção, Zé Neto, Afonso Florence, Waldenor Pereira e Joseildo Ramos.

No Paraná, a Diretoria Regional da ADPF teve agenda institucional com a deputada federal Aline Sleutjes (PSL-PR), no dia 7 de fevereiro. O diretor regional Jorge Luís Fayad, tratou sobre a valorização das carreiras da Polícia Federal. Em outra agenda, dessa vez no dia 14 de fevereiro, o delegado teve reunião com o deputado federal Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR), também para tratar das demandas da categoria.

Em São Paulo, a Diretoria Regional reuniu-se virtualmente com o deputado federal General Peternelli (PSL-SP), em conjunto com a Fenadepol e Sindpf-SP. Segundo a diretora regional Tania Prado, foi explicado ao parlamentar a demanda da classe acerca da valorização das carreiras policiais.

“Nos colocamos à disposição para temas afetos à matéria da segurança pública”, disse Tania. No dia 15 de fevereiro, também houve reunião virtual com a deputada Rosana Valle (PSB-SP).

Em São Pulo, houve reunião institucional da Diretoria Regional da ADPF-SP com os deputados federais Marcelo Squassoni (Republicanos-SP), Ricardo Izar (PP-SP), no dia 7 de fevereiro, e com Vinícius Carvalho (Republicanos-SP), no dia 4 de fevereiro.

Além de evidenciar a importância da valorização dos policiais federais, os representantes da ADPF expuseram o posicionamento da entidade relativo às pautas em tramitação no Congresso Nacional, como a PEC da autonomia da Polícia Federal e LGPD criminal.

No Piauí, a diretora regional da ADPF-PI, Léa Cecília, reuniu-se com o deputado federal Átila Lira (PP/PI), coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, no dia 24 de janeiro. Do encontro, também participaram o tesoureiro regional José Nunes e a diretora regional executiva (DREX/PF), Cynthia Fonseca, representando a SR/PI.

No Paraná, o diretor regional Jorge Luís Fayad e o tesoureiro regional Evaristo Kuceki se reuniram com deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR), no dia 17 de janeiro.

No dia 11 de janeiro, a ADPF-SP recebeu a visita do deputado federal Roberto de Lucena (Pode-SP), com representantes da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (Sindpf-SP).

No encontro, foram apresentadas as demandas legislativas do policiais federais.

Também, por São Paulo, no dia 5 de janeiro, houve uma videoconferência com o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP). E, ainda, reunião com o deputado Abou Anni (PSL-SP) e com o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), no dia 17 de janeiro.

Também teve uma videoconferência em conjunto com a ADPF-SP e Sindpf-SP com a deputada Renata Abreu (Pode-SP), no dia 26 de janeiro.

Por ocasião da votação do Orçamento da União em que foram destinados R$ 1,7 bilhão para as carreiras de segurança pública ligadas ao Ministério da Justiça, houve mobilização dos diretores regionais da ADPF.

Na Bahia, a Diretoria Regional esteve reunida com os deputados Otto Alencar Filho (PSD-BA) e Ronaldo Carletto (PP-BA) e com o senador Otto Alencar (PSD-BA). No Mato Grosso, houve reunião da ADPF com a deputada federal Rosa Neide (PT-MT). E, em São Paulo, a Diretoria Regional se reuniu com o deputado federal Luiz Philippe O. Bragança (PSL-SP).

À esquerda, agenda com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA); à direita, com o deputado Ronaldo Carletto (PP-BA)

Em Brasília, o presidente Luciano Leiro participou de uma maratona de agendas antes, durante e depois do recesso de fim de ano com parlamentares do Congresso e representantes do governo levando as pautas de defesa e valorização dos policiais federais.