Movimento Mulheres na Segurança Pública será lançado na 2ª edição do IACC

22 de novembro de 2019 15:52

As entidades organizadoras da 2ª edição do IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade devem lançar, no evento, o Movimento Mulheres na Segurança Pública. A ideia é aumentar a participação e engajamento da mulher no setor. O Fórum IACC acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, em São Paulo.

O Movimento é liderado pelas delegadas de polícia, Tania Prado, presidente do SINDPF-SP e diretora regional da ADPF-SP; Jacqueline Valadares, titular da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher, na capital paulista, e diretora de Comunicação Social da ADPE-SP e Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPE-SP.

Para a presidente do SINDPE-SP, Raquel Kobashi Gallinati, a presença da mulher é fundamental em todas as etapas do trabalho de segurança pública. Do atendimento da Polícia Civil, passando pelo registro e investigação pelas delegacias, até a conclusão do caso no Poder Judiciário. Ela acredita que, além da participação feminina no atendimento à população, é preciso que as mulheres vítimas de violência sejam acolhidas e se sintam seguras para fazer a denúncia.

“Nesse contexto, a presença e o protagonismo das mulheres nesse setor são fundamentais. E o Movimento Mulheres na Segurança Pública reúne um conjunto de ações com o objetivo de promover mudanças na sociedade de uma forma mais ampla”, avalia Gallinati.

A presidente do SINDPF-SP e diretora regional da ADPF-SP, Tania Prado, destaca a necessidade de aumentar o número de mulheres nas forças de segurança. Ela diz que as carreiras policiais ainda atraem poucas mulheres e, que, algo deve ser feito para reverter este quadro. Segundo contabilizou a delegada, no último curso de formação do concurso de delegado da PF, as mulheres que ingressaram na carreira representam apenas 13,55% do total.

Tania cita que, recentemente, as delegadas passaram a ser nomeadas para os cargos de superintendentes estaduais, contudo, a direção-geral da PF e a maior superintendência, a de São Paulo, nunca estiveram sob comando feminino. “Nos encontros de delegadas da PF, discutimos a necessidade de avanços no reconhecimento dos direitos das policiais grávidas, lactantes e mães de crianças, no tocante ao acionamento para o plantão, sobreaviso e missões fora de sua base, para proteção da infância”, afirma.

Para a delegada Jacqueline Valadares, a violência sofrida pelas mulheres e a submissão a que estão sujeitas é fruto de uma cultura machista e discriminatória, cujo fundamento é cultural e decorre da desigualdade no exercício do poder e que leva a uma relação de dominante e dominado.

“Outros fatores também colaboram para violência de gênero como, por exemplo, as diferenças sociais, econômicas e políticas entre homens e mulheres, além da diferenciação de papéis na sociedade. Com a evolução da sociedade e a inserção da mulher no mercado de trabalho, iniciou-se um processo de libertação feminina que, de maneira gradativa e, após muita luta, culminou com a assunção de papéis de destaque pela mulher no âmbito da segurança pública, mas ainda em patamar de desigualdade em relação aos homens. O Movimento que estamos lançando, sem dúvida, vai permitir maior participação das mulheres nesse setor”, enfatiza.

O Fórum IACC é uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal/Regional de São Paulo (ADPF-SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF-SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

Inscrições

Um dos diferenciais da edição deste ano é que o evento está sendo aberto ao público acadêmico. Os universitários interessados podem se inscrever no site do Fórum. A taxa custa R$ 50,00. Profissionais da área não pagam inscrição, mas devem confirmar presença, também no site do Fórum.

Serviço

IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
Data: 26 e 27 de novembro de 2019 (terça e quarta-feira)
Horário: 8h30 as 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, Consolação, São Paulo/SP
Confira a programação completa
Credenciamento à imprensa
Mais informações: www.forumiacc.com.br